⇩ Hipotireoidismo
- projetacomunicacao1

- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2022

O hipotireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos – o chamado hipotireoidismo congênito.
Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo “Teste do Pezinho” que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dias de vida do bebê. Em caso de resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, sob rigoroso controle médico, para evitar suas consequências, entre elas o retardo mental. Assim, o bebê poderá ficar curado e ter uma vida normal.
Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.
Sintomas:
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
Complicações:
Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
Tratamento:
O tratamento do hipotireoidismo é feito com a reposição diária de hormônios da tireoide conforme a prescrição e orientação médica especializada.
A reposição é feita em forma de comprimidos que são tomados todos os dia em jejum, no mínimo meia hora antes do café da manhã para que a ingestão de alimentos não diminua a absorção pelo intestino.
Outros medicamentos devem ser ingeridos pelo menos uma hora após a tomada o hormônio tireoidiano para não atrapalhar a absorção do mesmo. Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de hormônios dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.



Comentários